Você está aqui: Entrada / Catálogo / JÚLIO PEREIRA - CAVAQUINHO.PT

JÚLIO PEREIRA - CAVAQUINHO.PT

Amostras

  • 01 PULGA SALTITANTE.mp3
  • 02 MALHÃO MORNO.mp3
  • 03 QUADRIGA LISBOA.mp3
  • 04 MUSEU DO FADO.mp3
  • 05 PEIXINHOS DO MAR.mp3
  • 06 MINHO VIRADO.mp3
  • 07 SETE FONTES.mp3
  • 08 LARANXA.mp3
  • 09 LER DEVAGAR.mp3
  • 10 SALTA CELTA.mp3

EDIÇÃO ESPECIAL NUMERADA E AUTOGRAFADA PELO AUTOR

CD/LIVRO de 112 páginas ilustradas, com textos em português e inglês

Está disponível nesta página uma EDIÇÃO LIMITADA, numerada e AUTOGRAFADA por Júlio Pereira. O texto no livreto é de autoria de João Luis Oliva. As ilustrações são da autoria de Pedro Sousa Pereira.

JÚLIO PEREIRA CAVAQUINHO.PT (numerado e autografado)

20,00 €

JÚLIO PEREIRA CAVAQUINHO.PT em MP3

7,50 €


CAVAQUINHO.PT

O LIVRO/CD
 CAVAQUINHO.PT será posto à venda no dia 20 de Janeiro e terá o formato de Livro/CD.
Desta vez, os temas são da autoria do compositor, que convida algumas vozes que com ele costumam trabalhar: Uxía, Sara Tavares, Luanda Cozetti, etc. Mas este não é apenas um regresso ao que já era a reactualização de um instrumento tradicional; antes um passo novo para a história do pequeno cordofone que, a partir do Minho, deu a volta a todos os continentes e hoje se afirma como protagonista da música de todo o mundo.
Para além de ser um produto autónomo de criação musical, que se basta a si próprio, CAVAQUINHO.PT é composto por um digibook de 112 páginas, ilustradas e inclui um texto sobre os tempos, modos e lugares em que o pequeno tetracórdio se foi revelando…” E, sobretudo, pretexta duas iniciativas que tardavam:

O SITE INTERNACIONAL DO CAVAQUINHO

“É tempo de mostrar ao mundo uma das grandes riquezas que temos!” www.cavaquinhos.pt é o sítio na internet que percorre o universo internacional deste instrumento e dos seus descendentes, através de um exaustivo acervo documental e fotográfico.
 O principal objectivo deste sítio é o de mostrar aos Portugueses e ao mundo, o universo do cavaquinho no Continente e na Madeira - onde vamos apreciar mais de 120 modelos diferentes de cavaquinhos, os seus construtores, os seus tocadores.
 Mas aqui reúne-se também uma comunidade que ascende aos 200 milhões de pessoas e que engloba os vários cavaquinhos existentes por esse mundo fora: o Cavaquinho Continental, o Braguinha na Madeira, o Cavaquinho de Cabo Verde, o Cavaquinho do Brasil, o Ukulele nos E. U. A. e o Keroncong na Indonésia. O sítio será rico de exemplos musicais onde poderemos ver e ouvir os melhores tocadores de cavaquinho, aprender as técnicas, os acordes, e consultar os estudos sobre ele.

A ASSOCIAÇÃO MUSEU CAVAQUINHO

“Para saber o que temos precisamos de saber quem somos e o que fazemos.”
 Tem sido este o principal mote da Associação Cultural e Museu do Cavaquinho (acessível no mesmo endereço digital e na rede social Facebook), cujo objectivo se centra na investigação, divulgação e preservação de todo o património material e imaterial referente ao cavaquinho.
 Criada em Julho de 2013, a Associação tem vindo a trabalhar no Inventário Nacional da Prática do Cavaquinho em Portugal: os construtores, os músicos, os grupos de cavaquinhos e os locais de ensino.
 A Associação tem encontrado uma boa sinergia e um apoio inequívoco por todo o país, alargando a sua colaboração com instituições académicas e personalidades variadas nas áreas da música e da investigação.
 Já fazem parte desta associação alguns nomes bem conhecidos do publico, tais como, Manuel Morais, Salwa Castelo-Branco, António Zambujo, Rui Vieira Nery, Nancy Vieira, Manuel Lisboa, Jon Luz.
 Vários acontecimentos previstos para 2014 (novos discos, novas parcerias, encontros, workshops, abertura de escolas e concertos) ajudarão a cimentar a documentação e organização de tudo o que faz parte da prática deste instrumento essencial na nossa identidade colectiva: O CAVAQUINHO!

 

Comunicação Social:

 

Videos

Cotonete TV - Entrevista a Júlio Pereira
"Júlio Pereira esteve na Cotonete TV para nos desvendar a musicalidade que encerra o seu novo álbum "Cavaquinhos.PT", lançado em Janeiro de 2014. Nesta conversa ficámos, ainda, a conhecer melhor a Associação Museu do Cavaquinho."


 

Jornal de Noticias (JN) Live - Júlio Pereira lança "Cavaquinho.pt", o disco e um site
"Trinta anos depois de "Cavaquinho" (1981), Júlio Pereira regressa ao instrumento que o popularizou, em jeito de homenagem, com "Cavaquinho.pt", que é editado esta segunda-feira. A par do disco, o músico criou uma associação e um site - cavaquinhos.pt - para divulgar a história e prática do instrumento em Portugal e no mundo."

RTP2 - Bairro Alto (25 Janeiro de 2014) - José Fialho à conversa com Júlio Pereira

Canal Q - Baseado Numa História Verídica :: T5 Ep.3
"Júlio Pereira está de volta com novo disco. Começou por ser músico de rock, depois descobriu a música popular e apaixonou-se pelo cavaquinho. Foi Zeca Afonso que o desafiou a tocar o pequeno instrumento. Em 1981 lançou o álbum Cavaquinho, um disco que viria a definir toda a sua carreira."

RTP1 - 5 para a Meia Noite Júlio Pereira "Cavaquinho"

RTP2 - Agora (magazine cultural 16 de Março de 2014) - Cavaquinho


Rádio (Pode ouvir o programa de rádio)

Antena 1 - Disco A1: Júlio Pereira - "Cavaquinho.PT"
"Passados 30 anos, Júlio Pereira regressa ao instrumento que se colou à sua imagem de compositor e instrumentista, e que marcou decisivamente os caminhos da música popular portuguesa – o cavaquinho."
- Ana Sofia Carvalheda conversou com o multi-instrumentista

Antena 3 - Prova Oral - Júlio Pereira e «o pequeno tetracórdio»
"Foi com o cavaquinho que o músico Júlio Pereira, há algumas décadas, chegou a um público mais alargado: de facto, em certa fase da história recente da nossa música popular, Júlio Pereira e cavaquinho eram quase sinónimos. Pois bem, Júlio Pereira está de volta justamente com um livro & cd chamado «Cavaquinho.pt» (edição Tradisom) - e será sobre isso, entre outras coisas, que iremos falar no programa desta terça-feira."
- Fernando Alvim entrevista Júlio Pereira e João Luís Oliva

TSF - Entrevista a Júlio Pereira (musico)

Crónicas da Terra - Júlio Pereira, o “Homem do Cavaquinho II” [podcastTerraPura29JAN14]
"Júlio Pereira, o “homem do cavaquinho”, 30 anos após o lançamento do álbum que o popularizou (“Cavaquinho”), volta a colocar no centro do universo este cordofone minhoto que deu a volta ao mundo ao longo dos séculos, deixando descendência na ilha da Madeira, no Brasil, em Cabo Verde, no Havai e na Indonésia."

 

Imprensa

Diário de Noticias (24/01/2014) - Artes - Cavaquinho trabalhou para ser Património Mundial da UNESCO
"Foi José Afonso que levou Júlio Pereira a dedicar-se ao cavaquinho, um pequeno instrumento desenvolvido no Minho que correu mundo. O músico que ficou famoso com este instrumento quer agora vê-lo protegido pela UNESCO."

Diário de Noticias (18/02/2014) - Cavaquinho: O Som do Minho a Património da Humanidade (página 1)
Inclui entrevista a Júlio Pereira (página 2)

 

Noticias Online

RTP Notícias - Júlio Pereira assinala 2014 como "o ano do cavaquinho" e apresenta livro e CD
"O músico Júlio Pereira assinala 2014 como "o ano do cavaquinho", com a edição de um livro/CD, a apresentação da Associação Museu do Cavaquinho e o respetivo sítio na Internet."

TVI24 - Júlio Pereira com projeto internacional dedicado ao cavaquinho
"Um álbum e um site apresentados"

Jornal Publico - O que é que o cavaquinho tem? Uns 200 milhões de fãs em todo o mundo
"Três décadas depois do LP Cavaquinho, Júlio Pereira volta ao instrumento com um novo disco, um site e uma associação. Tudo isto é oficialmente lançado esta segunda-feira."

Expresso - Júlio Pereira assinala 2014 como "o ano do cavaquinho" e apresenta livro/CD
"O músico Júlio Pereira assinala 2014 como "o ano do cavaquinho", com a edição de um livro/CD, a apresentação da Associação Museu do Cavaquinho e o respetivo sítio na Internet."

Mapa, Musicas de Portugal - Júlio Pereira regressa com "cavaquinho" 30 anos depois
"Trinta anos depois de ter lançado o álbum “Cavaquinho”, Júlio Pereira voltou a pegar no cavaquinho para compor novas músicas que vão dar origem ao disco  “Cavaquinho.pt”, a ser editado esta segunda-feira, dia 20 de Janeiro."

Sapo - A Música Portuguesa - Júlio Pereira assinla 2014 como " o ano do cavaquinho" e apresenta Livro/CD
"O músico Júlio Pereira assinala 2014 como “o ano do cavaquinho”, com a edição de um livro/CD, a apresentação da Associação Museu do Cavaquinho e o respetivo sítio na internet."

Noticias ao Minuto - UNESCO Júlio Pereira regressa ao cavaquinho para projeto de vida
"Foi por causa de Zeca Afonso que o músico Júlio Pereira se dedicou ao cavaquinho, um pequeno instrumento que é agora protagonista de um projeto de investigação, e que poderá dar origem a uma candidatura a património da UNESCO."

Jornal I - Júlio Pereira assinala 2014 como "o ano do cavaquinho" e apresenta livro/CD
"Júlio Pereira começou a tocar aos sete anos e editou o primeiro álbum inteiramente dedicado ao cavaquinho em 1981"

Diádio de Notícias - Cavaquinho trabalhado para ser Património da UNESCO
"Foi José Afonso que levou Júlio Pereira a dedicar-se ao cavaquinho, um pequeno instrumento desenvolvido no Minho que correu mundo. O músico que ficou famoso com este instrumento quer agora vê-lo protegido pela UNESCO. Júlio Pereira, aos 60 anos, regressa ao cavaquinho três décadas depois de ter lançado o disco que o tirou do anonimato"

lifeStyle - Critica: Cavaquinho.pt - Júlio Pereira
"Finalmente, temos o regresso de Júlio Pereira e o seu mítico cavaquinho. Desta vez, os temas são da autoria do compositor, que convida algumas vozes para dar mais alma ao seu trabalho que acaba com um hiato de trinta anos de originais."

Jornal HardMusica - Júlio Pereira "teso mas entusiasmado" com o Cavaquinho
"Júlio Pereira apresentou o seu mais recente disco "Cavaquinho.pt" e a plataforma online onde está documentada toda a informação recolhida acerca da sua grande paixão: o cavaquinho."